Associação Comercial e Empresarial do Distrito de Aveiro

165 ANOS

DOENÇA DO GLAUCOMA | FAÇA O SEU CHECK-UP

O glaucoma é uma doença ocular crónica e progressiva, assintomática, sendo a segunda maior causa de cegueira a nível mundial, irreversível.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que em Portugal existam mais de 100 mil pessoas com glaucoma e este número tende a aumentar devido ao envelhecimento e ao aumento da esperança média de vida da população.

Em 2013 foi estimado um valor de 76 milhões de casos para o ano de 2020, aumentando para 112 milhões em 2024.

Nesta patologia a perda da visão é uma consequência da destruição progressiva do nervo ótico, constituído por fibras que são responsáveis pela condução dos estímulos luminosos até ao cérebro que posteriormente formará as imagens.

O glaucoma pode ser classificado como primário quando a causa da doença é desconhecida, ou como secundário quando ocorre aumento da pressão intraocular.

A incidência desta patologia tende a aumentar com a idade. Além disso, existem muitos outros fatores de risco tais como, fatores genéticos, doenças metabólicas (diabetes, hipertensão arterial), pressão intraocular alterada, elevado grau de miopia e até mesmo o uso prolongado de corticoides.

Os sintomas iniciais desta patologia passam, normalmente, muito despercebidos, uma vez que o nosso cérebro tem uma capacidade muito elevada de se adaptar às perdas visuais que vai sofrendo substituindo essas imagens por cópias muito idênticas da realidade.

Se não for diagnosticada precocemente, pode atingir um estado muito avançado que levam inicialmente à perda da visão periférica e afetando, por fim, a visão central.

Muitas vezes as pessoas relatam episódios de quedas recorrentes, vão contra os objetos, apresentam dificuldades na condução precisamente por terem uma perceção deformada e incompleta da realidade.

Os principais meios de diagnóstico passam pela medição da pressão intraocular, avaliação dos campos visuais e observação da retina.

Apesar desta doença ser crónica e não apresentar cura, é essencial realizar um controlo anual para evitar a sua progressão e consequentemente a perda da visão.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!

Deixe um comentário

Copy link
Powered by Social Snap