“Barómetro: As associações Braga Ciclável, Ciclaveiro, Faro a Pedal, Coimbr’a Pedal, a FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, uniram-se e lançaram no dia 22 de Setembro de 2023, Dia Europeu Sem Carros, o inquérito para aferir o Barómetro da Bicicleta em Portugal.
O Barómetro da Bicicleta – edição 2023 é um inquérito que está disponível online (https://forms.gle/cRYUUEs5HHsBshd8A) até ao final do mês de outubro de 2023 e dá a oportunidade a todos de dar voz aos motivos pelos quais usam e/ou não usam a bicicleta como gostariam.As organizações iniciam assim um trabalho que permitirá, no futuro, conhecer a realidade da utilização da bicicleta em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países. Para além disso, este será um trabalho efetuado anualmente, permitindo assim também acompanhar a evolução. Em Portugal as associações e ONGs que promovem a mobilidade ativa não dispõem de dados oficiais concretos e fiáveis que tracem a realidade no terreno.
Em Portugal existem apenas os dados recolhidos através dos Censos, que são bastante limitados em matéria de mobilidade, sobretudo no que se refere aos modos ativos (pedonal e ciclável).
Esta ausência de dados dificulta o trabalho das organizações, a sua capacidade de argumentação com as entidades locais e nacionais na implementação de estratégias de promoção da mobilidade ativa e enviesa o debate sobre estas questões.
Os dados serão divulgados publicamente, ainda que devidamente anonimizados.
As respostas de todos são fundamentais para uma amostra significativa e com o menor erro amostral possível.
O inquérito é de resposta rápida (máx. 5 min.) e todas as pessoas podem e devem responder, quer andem quer não andem de bicicleta.
Link de resposta: https://forms.gle/cRYUUEs5HHsBshd8A