Comemora-se hoje, dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher.
Este dia pretende relembrar e celebrar as conquistas das mulheres no âmbito social, económico, político e cultural, bem como alertar para a necessidade de atingir a igualdade de género. Para além disso, visa incentivar a uma atitude ativa de encorajamento individual e coletivo a fim de se trabalhar em prol de uma maior inclusão e igualdade de oportunidades para as mulheres.
A sensibilização para a componente solidária de doação e angariação de fundos para associações de apoio às mulheres e suporte dos seus direitos é, também, um dos pontos-chave deste dia.
Contexto histórico
A comemoração desta data remonta ao início do século XX, período coincidente com a luta das mulheres pelos seus direitos, pela igualdade de género e por melhores condições de trabalho.
Esta data nem sempre foi assinalada no mesmo dia, mas foi no ano de 1975 que a ONU adotou a data de 8 de Março ainda que a mesma apenas tenha sido reconhecida dois anos depois pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
No entanto, a celebração desta data surgiu anos antes em Nova Iorque, a 28 de Fevereiro de 1909, por iniciativa do Partido Socialista da América o qual organizou uma manifestação que pretendia alertar para a necessidade de uma igualdade de direitos civis, tais como o direito ao voto, por parte das mulheres. Esta manifestação foi um reflexo de homenagem a mulheres que protestaram neste mesmo estado contra as más condições de trabalho e salários igualmente baixos.
Foi no ano seguinte, em 1910, que a proposta de celebração desta data foi sugerida por Clara Zetkin, advogada no âmbito dos direitos da mulher e, um ano depois, a 19 de Março, assinalou-se pela primeira vez este dia com a participação de mais de um milhão de pessoas de diversos países.
Curiosidades
O Dia Internacional da Mulher é representado por três cores, todas elas com uma simbologia associada:
- O roxo pretende simbolizar a justiça, dignidade e lealdade para com esta causa;
- O verde representa a esperança;
- O branco corresponde à pureza, irmandade e solidariedade, bem como o respeito para com o progresso feito até à data por quem luta pelos direitos das mulheres.
Atualmente, esta data é celebrada em mais de 100 países, alguns dos quais assinalam o dia como feriado.
Ainda que a luta das mulheres pelos seus direitos tenha atingido marcos importantes e conquistas históricas, ainda existe um longo caminho a percorrer em todo o mundo pelo que é crucial continuar a assinalar esta data e relembrar da necessidade de existência da mesma.
Saiba mais sobre esta data em: https://www.internationalwomensday.com/About-IWD